Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Minha Planilha para Backtesting em Excel

      Creio que muitos traders se perguntam se é possível fazer backtesting utilizando o nosso bom e velho Microsoft Excel, a resposta é sim, é possível.
   
      Já faz alguns anos que venho desenvolvendo uma planilha para fazer backtesting, hoje venho aqui compartilhar com meus colegas traders um pouquinho do meu trabalho.


      Trata-se de uma planilha com alguns procedimentos programados em linguagem VBA, esses procedimentos, efetuam simulações de operações com base em dados históricos, e geram um relatório dessas operações, processo esse, conhecido como backtest. As informações geradas são sobre o ganho, prejuízo, fator de lucro, drawdown, percentual de acerto, etc. Além de gerar uma lista completa de todas as operações simuladas no teste.

      É possível selecionar várias estratégias pré-programadas para testar, por hora só tem algumas dezenas de estratégias mas eu pretendo testar muitas estratégias com essa planilha. Provavelmente irei adicionar centenas ou talvez milhares de estratégias nesta planilha até o final da minha vida.

      A planilha também calcula várias ferramentas como Médias Móveis, Heikin Ashi, Histograma, MACD, IFR, Estocástico, SAR Parabólico, Indicado Ichimoku Kinkou-hyo, Heikin Ashi Smoothed, Trix, OBV, etc. E as estratégias podem ser baseadas nesses indicadores.

      Uma das vantagens de se fazer backtesting utilizando o Excel, é que eu posso modificar como eu bem quiser.
       
      Eu pretendo adicionar muitas coisas ainda na minha Planilha de Backtest, tenho muitas ideias, pretendo ainda adicionar um sistema de backtesting manual, quero criar um sistema de estudos estatísticos sem ser backtesting, por exemplo, algo que me retorne o percentual de candles positivos dentro de determinadas condições, ou algo que me retorne o percentual de candles que atingiram ao menos 1% de alta em relação à abertura, dentro de determinadas condições.

           
Imagens da Planilha


5 comentários:

  1. Oi tudo bem Parabens por compartilhar de verdade, estou muito interessada nesta planilha...continue por favor.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem como consigo puxar a simmulação ??

    ResponderExcluir
  3. Planilha ainda disponível? Tenho interesse, favor entrar em contato pelo e-mail: bs.opme@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom gostei a planilha está disponível ainda

    ResponderExcluir